fbpx

Hortas e Fazendinhas, projeto que aproveita espaços ociosos para hortas, chega às escolas

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Merenda Escolar em parceria com o Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Acre, retoma a implementação, no início do ano letivo de 2021, do projeto piloto Horta na Escola, idealizado ano passado, que teve que ser pausado por conta da situação da pandemia no Estado.
A equipe reaproveita espaços ociosos para fazer o cultivo de produtos agrícolas, como banana, macaxeira, abóbora, melancia, bem como plantio de hortaliças, entre alface, tomate, batata, cebola, repolho e pimentão, entre outros. 🌾
Para instruir os pais e alunos a equipe elaborou cartilhas de orientação quanto aos benefícios e a técnicas de produção da horta orgânica, bem como elaborar oficinas e palestras para orientar sobre as técnicas de adubagem do solo, uso de fertilizantes naturais e manuseio de ferramentas.
Além de contemplar unidades de ensino, o projeto visa inserir o grupo familiar do estudante contribuindo, assim, como geração de renda familiar. No primeiro momento, 20 escolas executarão, de forma experimental, a etapa inicial do projeto, sendo priorizadas as escolas indígenas e rurais, na capital.
Neste artigo