fbpx

Pesca esportiva em unidade de conservação tem de ser regida por lei, diz líder da Resex Chico Mendes         

  Portaria do ICMbio permite a pesca esportiva em unidades de conservação. As opiniões se dividem em todo o Brasil mas Júlio Barbosa, da associação dos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes,  disse que...

6 0

 

Portaria do ICMbio permite a pesca esportiva em unidades de conservação. As opiniões se dividem em todo o Brasil mas Júlio Barbosa, da associação dos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes,  disse que a pesca esportiva, “dentro de um plano de sustentabilidade, pode dar um retorno financeiro para as famílias”. 

De outro lado, segundo Júlio, a regulamentação da atividade precisaria ser instituída “por meio de uma lei, não de uma portaria”. “Essa atividade deve estar regida por um plano de manejo, com prioridade para as comunidades tradicionais. Não pode ser simplesmente para alguém que venha de fora e entre na unidade”, disse Barbosa. 

A portaria assinada pelo presidente do órgão, o coronel da Polícia Militar de São Paulo Homero de Giorge Cerqueira, condiciona a pesca esportiva à aprovação de um plano de manejo e permite a criação de um sistema de “prestadores de serviços de apoio”. (Com agências) 

 

In this article