fbpx

  Concurseiros bombam buscas do Acre no Google; reforma administrativa pode acabar com sonho da carreira estável      

 

Por Manoel Fernandes, diretor BITES

  

Entre os muitos desejos do ministro Paulo Guedes está a aprovação da reforma administrativa para deixar mais produtiva e moderna a máquina do funcionalismo público federal. 

 O assunto faz parte da lista de propostas que devem ser enviadas ainda este ano para análise dos deputados e senadores, mas encontrará resistência além dos grupos de pressão já conhecidos no Congresso Nacional. 

 Em público, a sociedade brasileira concorda em acabar com as regalias dos servidores do Três Poderes. Em particular, especialmente dentro do Google, o desejo é bem diferente. 

 Como identificou o Sistema Analítico BITES, os aliados de hoje podem ser os adversários de amanhã de Guedes quando se tornarem sócios desse clube. 

 Nos últimos 12 meses, o Google registrou 8,2 milhões de buscas para a expressão concurso público e entre os estados que mais consultaram estão Roraima, Acre e Rondônia, ex-territórios federais. 

Piauí, Pará, Tocantins, Paraíba, Amapá, Maranhão e Amazonas completam a lista, revelando que nas economias mais dependentes do estado, o desejo por uma função pública é maior. 

Esse desejo por um emprego com estabilidade também se reflete na audiência de sites voltados ao tema. 

É o caso da página Concursos Brasil que traz notícias de abertura de vagas no País com uma audiência mensal de 6,3 milhões de visitas. Ao lado de outros quatro endereços com o mesmo perfil, o volume de visitas chega a quase 10 milhões. 

E o Banco de Brasil ainda é o sonho de consumo desses brasileiros. Quando se verifica o padrão de consultas para a instituição de 01 de janeiro do ano passado até hoje, a esperança em torno de concurso ainda em 2019 era o que chamava a atenção entre aqueles que pesquisavam sobre o BB no Google. 

 

 

Neste artigo