Ao longo de novembro, consumidores endividados com instituições financeiras estão tendo oportunidade de sanar suas dívidas, por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
As dívidas serão negociadas diretamente com as instituições financeiras, oferecendo descontos e prazos especiais de pagamento, sendo que cada instituição define as regras e condições a serem ofertadas.
A negociação também poderá ser feita pelo portal consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos, intermediados pelo Procon.
Outra opção disponibilizada pela Febraban é a página do mutirão Meu Bolso em Dia, para preparação prévia da negociação, com o objetivo de promover orientação financeira ao consumidor.
Nesse canal, o consumidor encontra também ferramentas que permitem, por exemplo, consultar suas dívidas, como o sistema do Banco Central (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/), por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.
“O mutirão é a chance de fazer a melhor negociação com o seu banco e colocar a vida em ordem ainda este ano”, orientou a diretora-presidente do Procon, Alana Albuquerque.
-Agência de Notícias do Acre –