fbpx

Secretaria de Educação rechaça fechamento da Escola de Música do Acre      

O Governo do Estado  negou nesta sexta-feira (23) que pretende fechar a Escola de Música do Acre, em Rio Branco. Movimento de artistas e intelectuais mobiliza as redes sociais contra mudanças radicais ao ponto de acabar com a escola.  

“A instituição está  sendo reestruturada e terá seu campo de atuação ampliado para outras linguagens artísticas mediante a oferta do novo currículo proposto para o ensino médio em todo o país, a partir na implantação da Base Nacional Comum Curricular”, afirma o Governo do Estado em nota emitida pela Secretaria de Estado da Educação.  

A classe musical mantém o contraponto. “Para as artes tem a Usina de Artes, então não é coerente ela virar uma escola de artes, sua estrutura foi concebida para ser uma escola de música. Tudo foi debatido e discutido com o aval da sociedade civil e essa mesma sociedade precisa ser ouvida”, observou Nike Kojanski, professor de música em Rio Branco.  

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, afirma que é falsa a informação de que a Escola de Música do Acre, sediada em Rio Branco, será fechada. 

A instituição está, na verdade, sendo reestruturada e terá seu campo de atuação ampliado para outras linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança e Artes Cênicas, além da Música), mediante a oferta do novo currículo proposto para o ensino médio em todo o país, a partir na implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

As matrículas estão abertas e, a partir deste ano letivo, iniciará com vagas limitadas para as turmas do 1º ano do ensino médio. Neste primeiro ano, o currículo estará voltado exatamente para a Música. O estudante cursará as disciplinas obrigatórias dessa etapa, mas já com foco na linguagem, produção e interpretação musical, e a partir do segundo ano iniciará nas rotas de aprofundamento, que elegem disciplinas voltadas à formação específica. 

A estrutura física da escola está devidamente preparada para ampliar suas atividades, pois conta com os espaços necessários de sala de aula, biblioteca, auditório, pátio e laboratórios. Além disso, ainda terá sua infraestrutura melhorada, com a criação de um bloco com dez salas de aula e banheiros, cozinha e quadra coberta, com vestiários. 

Por fim, reafirma que, mesmo com a implementação do novo ensino médio, a instituição continuará com a oferta de cursos livres voltados para a Música, com turmas abertas para estudantes de escolas públicas e comunidade em geral, como vem acontecendo desde sua criação. 

O governo do Estado, por meio da SEE, repudia de forma veemente a disseminação de informações falsas, que apenas causam confusão e desserviço à população, com o simples intuito de tumultuar as boas ações realizadas na Educação desde o início da nova gestão. 

Denise dos Santos
Diretora de Ensino – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes 

 

Neste artigo