Militares do Comando Conjunto Amazônia e agentes do ICMBio aplicaram sete multas a infratores que atuavam na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, no valor de R$ 1,52 milhão. A operação ocorreu no domingo (6) e o resultados foram divulgados nesta terça, 8 de setembro.
Os militares do CCjA também atuam em inspeção naval em diversos rios dos estados do Amazonas, do Acre, de Roraima e de Rondônia, com o emprego de meios do 9º Distrito Naval. Agentes do Ibama permanecem no combate ao desmatamento, nas localidades de Mirante da Serra e Nova União, em Rondônia, e em 17 unidades de preservação ambiental desse estado, além do Acre e do Amazonas.
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 30,1 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 815 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 328 veículos por irregularidades. Volume superior a 29,4 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas 969 máquinas de serraria móvel, tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, mais de R$ 927,2 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.