fbpx

Pecuária do Acre vê grande melhora com inseminação artificial

A Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) está realizando acompanhamento técnico nas 12 pequenas e médias propriedades rurais que receberam a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), do Programa Mais Pecuária Brasil. Checagens preliminares indicam aproveitamento em mais de 50% dos bezerros nascidos por meio dessa técnica reprodutiva, que vem sendo implementada há menos de um ano nas regionais de Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro.

O programa, coordenado pela Divisão de Pecuária da Seagri, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), tem como objetivo o melhoramento genético dos rebanho e o fortalecimento da agricultura familiar do Acre, já que o foco são os pequenos e médios produtores.

A tecnologia avançada ocasiona reprodução eficiente, diminuição de tempo entre os partos e o aumento da lucratividade do produtor, explica o veterinário Edson Motta.

“Os resultados preliminares, com índice satisfatório de nascimento de bezerros através das primeiras inseminações, indicam que estamos no rumo certo para desenvolver revolução genética e promover uma pecuária familiar”, frisou Motta.

Neste artigo