A Prefeitura de Rio Branco anunciou na manhã desta sexta-feira, 5, a contratação de 368 profissionais de saúde para compor temporariamente o quadro da saúde municipal. Os 68 médicos e outros 300 enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e outros, estão sendo contratados pelo prazo de seis meses, que pode ser prorrogado por mais seis meses
Neste primeiro momento, no entanto, apenas 180 profissionais serão chamados. Não há data para o chamamento dos demais, mas o prefeito Tião Bocalom argumentou em coletiva que é necessário a alocação dos primeiros profissionais para que sejam chamados os demais: “é uma questão de organização, mas todos serão chamados”, disse Bocalom.
Os profissionais atuarão em postos de saúde, URAPs, ramais, CAPS, e Centro de Atendimento ao Autismo Mundo Azul.
A intenção da Prefeitura é também fortalecer a rede municipal para o atendimento das demandas decorrentes das alagações. Segundo a secretária de saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, os postos de saúde da capital tem registrado um aumento de patologias relacionadas às alagações: “O período das alagações foi muito difícil, mas nos abriu essa brecha para contratarmos profissionais de saúde de forma emergencial”, disse a secretária.
Os primeiros 180 profissionais devem assumir seus locais de trabalho em até duas semanas. Veja a lista completa aqui: