fbpx

Parceria entre OCA de Rio Branco e Consulado da Colômbia ajuda a regularizar migrantes no Acre

A unidade da Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco, em parceria com o Consulado-Geral da Colômbia em Manaus, oferece, de 27 a 29, segunda a quarta, vários serviços para cidadãos colombianos que residem na capital acreana. Emissão de passaporte, de registro civil e inscrição consular são alguns deles, entre outros para fins migratórios, e estarão disponíveis na Praça Vermelha da OCA, por meio do projeto Consulado Móvel.

O levantamento de quantos cidadãos residem na capital foi previamente realizado pela instituição, para que houvesse o agendamento sem filas e sem gerar aglomerações na central.

“Temos uma família numerosa de colombianos vivendo em Rio Branco, e eles não têm recursos para viajar até Manaus para buscar esses atendimentos. Então, solicitamos à Chancelaria Colombiana a autorização para vir até aqui trazer o Consulado Móvel”, explica a representante do consulado, Paola Guarín.

A OCA oferecerá todo o espaço e as condições estruturais para que o consulado consiga emitir os serviços com qualidade e segurança. “A nossa diretoria foi procurada pela Casa Civil do Estado para atender às centenas de famílias colombianas que migraram para nossa cidade”, disse Rayana Siqueira, coordenadora da OCA Rio Branco.

Segundo a diretora da OCA, Francisca Britto, independente de nacionalidade, seguindo a Política de Atendimento ao Cidadão, todos os cidadãos que residem no Acre têm direito ao melhor atendimento possível oferecidos nas instituições públicas do governo.

“Cidadania é um direito universal. Essas pessoas saíram dos seus países por diversas razões e escolheram o Acre para recomeçar suas vidas. É um dever nosso garantir que recebam o melhor atendimento”, afirma Francisca Brito.

Neste artigo