fbpx

Sesacre faz alinhamento com municípios para retorno das atividades do PlanificaSUS

Sendo um dos cenários importantes da história acreana, Porto Acre passa agora por uma verdadeira revolução na Saúde. Com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e do projeto PlanificaSUS, que visa o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, os munícipes podem contar com um atendimento e estrutura de boa qualidade.

Em encontro histórico, na manhã desta quinta-feira, 17, os três entes federativos, Ministério da Saúde (União), Estado e Município dialogaram sobre o retorno das atividades e tutorias do PlanificaSUS pós-pandemia.

Na ocasião, as equipes representativas da tríade conheceram os frutos das tutorias e treinamentos anteriores, que foram a organização do fluxo de atendimento e a reformulação da estrutura, entre outras mudanças que garantem a equidade da assistência.

Além disso, a reunião teve o objetivo de alinhar questões sobre o atendimento de gestantes e crianças de alto risco do município, como explica a coordenadora do PlanificaSUS no Acre, Emanuelly Nóbrega.

“Estamos implementando uma carteira de serviço com um ciclo de atendimento contínuo e multiprofissional para a gestante e a criança. Esse grupo vai ser referenciado de acordo com a classificação de risco ao ambulatório especializado na Policlínica do Tucumã [em Rio Branco]”, explicou Emanuelly.

Ainda de acordo com a coordenadora, além do atendimento multiprofissional, serão garantidos ao público-alvo exames específicos como ultrassonografia com doppler – que avalia a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão -, bioquímica específica e eletrocardiograma com laudo, entre outros que vão de acordo com a necessidade da paciente.

O gerente da Policlínica do Tucumã, João Paulo Silva, que é um dos colaboradores do PlanificaSUS na unidade, destacou a eficácia das estratégias: “Depois da implantação do PlanificaSUS na policlínica o serviço andou, tudo ficou organizado e criou-se um fluxo de atendimento fazendo com que o cidadão seja rapidamente atendido”.

A regulação, que é quando se identifica a demanda do paciente e o encaminha para a especialidade e setor correspondentes, das gestantes que dão entradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garante que ela seja atendida de forma humanizada e que não precise ficar dias e dias longe de sua casa, pois será acompanhada pela equipe de saúde do município que foi capacitada para dar essa assistência.

União e fortalecimento

A presença dos representantes dessa tríade, ou tripartite, como tem sido chamada, além de fortalecer as estratégias desenvolvidas pelo projeto e também de estreitar o laço entre Município, Estado e União, garante a renovação  e organização do sistema de saúde.

“O intuito é exatamente fornecer o apoio técnico às equipes gestoras municipais e trabalhadores da área, para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do SUS e do cuidado integral entre os níveis de atenção primário, secundário e terciário”, destacou a secretária executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Acre, Nara Oliveira.

O superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Éden Miranda, falou da importância da união entres as entidades: “Trabalhamos a tripartite para que possamos fortalecer o SUS no estado, e essa agenda só vem a contribuir com isso dentro dos municípios, pois coloca o Ministério à disposição dos gestores”, enfatizou.

Neste artigo