fbpx

cirurgia de emergência Lula está “estável” e passa bem após cirurgia, diz novo boletim médico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra “estável”, segundo o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (10) pela equipe médica do mandatário. Ele segue internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para onde foi encaminhado na noite desta segunda (9) e passou por cirurgia de emergência para drenagem de uma “hemorragia intracraniana”.

O médico particular de Lula, Roberto Kalil Filho, disse em entrevista coletiva que a hemorragia foi controlada e que o hematoma drenado era fora do cérebro, por isso, a expectativa é que não existam complicações cognitivas e motoras na saúde do presidente. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, é a única acompanhante dele no hospital.

Kalil disse, ainda, que Lula passará as próximas 48h na UTI, por precaução, e deve voltar para Brasília na próxima semana. “Nada de trabalho por enquanto”, disse o médico particular do presidente.

O primeiro boletim médico, divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), afirmou que o presidente sentiu dor de cabeça ainda em Brasília e, após realizar um exame de imagem na unidade hospitalar da capital, foi diagnosticado com uma hemorragia intracraniana decorrente da queda sofrida em 19 de outubro.

Entenda o que está acontecendo com Lula
Desde que se acidentou em 19 de outubro, quando caiu e bateu a cabeça no banheiro, o petista toma um remédio anti-convulsivo, que tem como efeitos colaterais a sonolência e irritação.Nesta segunda, Lula relatou dor no local da batida, na parte de trás da cabeça, e disse que iria para o Alvorada mais cedo.

A médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, o examinou ainda no Planalto e contatou o médico particular do presidente, Roberto Kalil Filho. Foi decidido que Lula faria novos exames nesta terça.

Neste artigo