fbpx

2% dos empreendedores brasileiros já possuíam conhecimento prévio ao abrir seu negócio

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude; mostra que a maior parte dos empreendedores (62%) já possuía algum conhecimento sobre seu negócio antes de empreender, seja por meio de um trabalho anterior (42%), hobby (14%) ou herança (6%). Já 38% dos empreendedores “começaram do zero”, sem muito conhecimento sobre o tema da empresa.

Entre os destaques estão as PMEs que atuam no setor do comércio, onde 43% afirmam ter iniciado seus negócios com pouco conhecimento sobre o setor. O tempo de fundação também impacta os números: entre as empresas criadas nos últimos cinco anos, a maioria dos empreendedores já tinham algum conhecimento prévio. Desses, 53% já havia trabalhado com o tema em outras oportunidades e 15% tinham conhecimento como hobby. Empresas com até um ano tem uma dinâmica similar: 41% dos respondentes já haviam trabalhado com algo na mesma natureza e 26% conheciam o tema como hobby.

Além do conhecimento, a preparação é outro ponto importante. A pesquisa mostra que 68% das PMEs se preparam para empreender, sendo que 33% afirmam ter tido muito preparo. Cerca de metade dos empreendedores (49%) realizou cursos e capacitações antes de iniciar o negócio, percentual que sobe para 56% no Nordeste e 66% para empresas de porte individual. Além disso, 41% dos empreendedores afirmam que conversaram com pessoas do ramo antes de empreender.

Entre os dados sobre as atividades realizadas pelos empreendedores antes de iniciar, destacam-se também, em termos regionais, o planejamento financeiro e o plano de negócios para PMEs do Sudeste, com 36% e 34% dos respondentes, respectivamente. Já no Nordeste, 27% dos empreendedores buscaram apoio em instituições voltadas para este público, e no Sul, 23%.

“Empreender é uma jornada árdua que envolve várias etapas e tarefas. Além do serviço-fim que o empreendedor deve dominar, existem outras áreas adjacentes, como a parte administrativa e de recursos humanos, que são fundamentais para o sucesso de um negócio e requerem de atenção e domínio. Entender como esse público se comporta é fundamental para que possamos apoiá-los ainda mais. Sabemos que muitos desses temas são complexos e, por isso, temos a missão de simplificá-los, como fazemos na série Bora Empreender e Econodrops – Setor em Foco, em nosso canal do Youtube da Serasa Experian”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Neste artigo