fbpx

Saiba quantas bananas você pode comer por dia para não ganhar peso

Após a coluna Claudia Meireles recorrer a uma nutricionista para saber a quantidade de açúcar presente na banana e, em seguida, explicar se pessoas com diabetes podem consumir esse alimento, chegou a vez de esclarecer quantas unidades da fruta podem ser consumidas em um dia sem que isso favoreça o ganho de peso. Para responder a essa interrogação, foi necessário convocar a nutricionista Cibele Santos, de Brasília.

De acordo com a nutricionista, uma banana média contém em torno de 100 calorias. “Isso a torna um lanche saudável e de baixo valor calórico”, cita. Cibele indica incluir uma ou duas unidades da fruta na dieta diária. “Assim, você estará fornecendo ao corpo nutrientes essenciais, sem exceder significativamente a ingestão calórica do dia”, pontua a especialista.

Embora seja um alimento saudável, as bananas têm na composição açúcares, a exemplo da frutose, e podem contribuir para o ganho de peso se ingeridas em excesso, conforme esclarece Cibele. “O teor de açúcar na fruta não é motivo de preocupação se forem consumidas com moderação”, sustenta. A nutricionista aconselha a manter o equilíbrio na dieta e “não exagerar” ao comer a fruta.

“Dessa forma, é possível desfrutar dos benefícios nutricionais das bananas sem comprometer a saúde e o peso”, instrui Cibele Santos. A fruta é rica em nutrientes, em especial o potássio e o magnésio. Esses dois minerais contribuem com papéis vitais no funcionamento do sistema nervoso. O alimento também dispõe de alto teor de triptofano, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Segundo Cibele, os nutrientes presentes na fruta favorecem a “contração e relaxamento do músculo esquelético e cardíaco”. A nutricionista aconselha comer banana no café da manhã ou entre as refeições. “É uma boa opção para lanches, por ser um alimento de rápida absorção, fornece energia e saciedade”, elucida. Caso pense em consumi-la à noite, está liberado, mas não pode ser “muito próximo à hora de dormir.”

Neste artigo