O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, falou ao ac24horas sobre a disposição de parte de seu secretariado em disputar a eleição municipal em 2024. Segundo Bocalom, cinco ou seis de seus secretários devem se candidatar.
Ao lado de Sheila Andrade, secretária de Saúde de Rio Branco, e de Joabe Lira, secretário de Cuidados com a Cidade, dois prováveis candidatos, Bocalom relatou que os secretários que disputarão a eleição dificilmente perderão a eleição para vereador. “Dos secretários, tem uns cinco ou seis candidatos, que dificilmente perderão a eleição porque irão para disputa com um portfólio de trabalho. Podem não ter grupo político, mas o grupo vai ser o povo. Eu sempre falei isso: tem que trabalhar, nunca fui fazer campanha priorizando questão de grupo, porque se aparecer o trabalho, vai aparecer o voto”, afirmou.
Os secretários que serão candidatos, como são ordenadores de despesas, devem deixar seus cargos até o início de abril por conta das exigências da lei eleitoral.
Sobre quem seriam os secretários candidatos, o prefeito não quis confirmar. A secretária de Saúde também se articula para ser vice na reeleição do prefeito. Caso não consiga, será candidata à vereadora.
Além de Sheila Andrade, Joabe Lira, Jonathan Santiago (secretário de Gestão Administrativa), e o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, devem ser nomes prováveis para a disputa.