A Prefeitura de Porto Acre, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate à raiva no município.
A ação contou com a participação de funcionários, entre agentes de saúde, agentes de endemias integrantes do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.
Os agentes visitaram casas, comércios e instituições públicas para orientar sobre a importância da vacinação contra a raiva e para combater o abandono e maus-tratos de animais.
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura.
A vacinação contra a raiva é a principal forma de prevenção da doença. Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva anualmente.
A Prefeitura de Porto Acre destaca a importância da participação da população nas ações de combate à raiva. “É fundamental que todos estejam cientes dos riscos da raiva e que façam a sua parte para prevenir a doença”, afirmou a secretária de Saúde, Edna Cuiabano.