fbpx

Navio-hospital navega para o Juruá para atender ribeirinhos

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” desatracou no dia 19 de janeiro do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus com destino a Cruzeiro do Sul, dando início à 23ª edição da “Operação Acre”.
Durante a operação, a ser desenvolvida até o dia 23 de maio, serão atendidas as populações de comunidades isoladas dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Estado do Amazonas, e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, no Estado do Acre, todas localizadas no rio Juruá.
A previsão é que sejam atendidas de 15 a 20 mil pessoas. Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; exames de mamografia e raio-x; palestras educativas; distribuição de medicamentos; e atenção farmacêutica.
A equipe de saúde é composta de 27 militares, sendo seis médicos -um pediatra, um radiologista e quatro clínicos geral -cinco cirurgiões-dentistas, três farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros de nível superior, seis técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em higiene dental e um técnico laboratorial.
Para prestar este apoio à população, o navio é equipado com dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos; laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-x; sala de mamografia; enfermaria; sala de vacina; e farmácia, onde será realizada a entrega de medicamentos às comunidades carentes. O navio conta, ainda, com quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-x com conversor de imagem digital, um mamógrafo e capacidade de comunicações por satélite.
O então Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do Governo do Acre, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco.
Após negociações entre o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil (MB) e o Governo do Estado do Acre, ficou decidido que o navio seria transferido para Marinha por contrato de concessão de uso a ser celebrado entre a MB e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus em 19 de maio de 2000.
O nome “Doutor Montenegro” foi escolhido para o navio como homenagem ao ilustre médico acreano, Doutor Manoel Braga Montenegro. Nascido na cabeceira do rio Liberdade, em 14 de março de 1927, filho de uma família de migrantes cearenses, o médico Manoel Braga Montenegro era um homem simples, de poucas e boas palavras, e sempre disposto ao trabalho. O navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limites”.

Neste artigo