Não há sol, chuva ou feriado que impeça as equipes da Saúde do Estado de levarem os atendimentos necessários à população acreana. Por isso, durante o feriadão será realizado, nos dias 15, 16 e 17, em Brasileia, um mutirão de cirurgias no Hospital Regional do Alto Acre, atendendo os pacientes já regulados de toda a região.
Durante o feriadão será realizado, nos dias 15, 16 e 17, em Brasileia, um mutirão de cirurgias. Foto: Odair Leal/Secom
Ainda, como parte do cronograma de realização de cirurgias do projeto Opera Acre, cerca de 16 procedimentos cirúrgicos de pediatria e mais três de cabeça e pescoço serão realizados neste sábado, 14, na Fundhacre.
Vale ressaltar que as cirurgias de cabeça e pescoço são de média e alta complexidade, não podendo, portanto, ser agendados muitos procedimentos em uma mesma data.
Consultas pré-cirúrgicas de cabeça e pescoço
Ainda, dando continuidade à programação do projeto Opera Acre, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foram realizadas nesta quarta-feira, 13, consultas pré-cirúrgicas de cerca de 20 pacientes que aguardavam na fila de espera para o procedimento cirúrgico na especialidade de cabeça e pescoço.
A realização das cirurgias dos 20 pacientes ocorre ainda entre abril e maio, comprovando que o empenho das equipes do Complexo Regulador da Sesacre, em parceria com as equipes da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), onde são realizados os procedimentos, resultam na assistência efetiva à população.
O projeto Opera Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde, criou o projeto Opera Acre, que tem como objetivo dar vazão às filas de cirurgias eletivas e consultas nos municípios do estado. A estratégia é possibilitar ao paciente a realização do procedimento cirúrgico na sua cidade de origem, garantindo maior conforto e comodidade.