Dos internados por covid com ventilação respiratória invasiva em fevereiro, 87,9% morreram, mostra levantamento realizado pelo Poder360. É o pior mês desde o início da pandemia. A situação vem se agravando desde dezembro.
Estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) publicado em janeiro na revista Lancet mostrou que 80% dos intubados em 2020 morreram no Brasil. O Poder360 reproduziu a metodologia da pesquisa para 2021 e constatou agravamento da situação.
Considerando os intubados no mês de novembro, 80,2% morreram. Esse número subiu para 82,7% em dezembro, 85,3% em janeiro e atingiu seu maior patamar com 87,9% em fevereiro.
Segungo esse levantamento, o Acre está junto com São Paulo e Santa Catarina nos melhores resultados em recuperação de internados em UTI. A taxa média de recuperação nas UTIs chega a 23,5%. Porém, a mortalidade é alta atualmente: 76,5%.
O pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza, autor do estudo original, elenca alguns dos fatores que levaram à piora do quadro nos últimos meses:
UTIs lotadas; centros médicos sem condições de atendimento; profissionais sem experiência de intubação; burnout das equipes; falta de equipamentos; quebra de protocolos de boas práticas.
Fonte – Poder360