fbpx

Gripe H1N1: nove casos confirmados no Acre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou que foram notificados nove casos de gripe H1N1 (influenza) no estado. Não há registro de mortes dos pacientes do Acre. Porém, uma pessoa que veio da cidade de Porto Velho, em Rondônia, doente com influenza morreu no estado acreano.

A Saúde montou unidades de monitoramento da doença, sendo duas na capital acreana, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, e outra no Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana, em Brasileia, interior do Acre.

Ainda segundo a Sesacre, os pacientes diagnosticados com a gripe já iniciaram o tratamento e o quadro de saúde é estável. Os casos notificados foram confirmados pelas unidades de Rio Branco.

Diferença da gripe comum com H1N1

Para saber diferenciar a gripe comum da influenza, o paciente precisa ficar atento aos sintomas. A Saúde destacou que a gripe H1N1 provoca dores em todo corpo, secreções, febre muito alta, tosse e falta de ar.

“Uma virose comum as pessoas ficam infectadas por quatro dias, já a H1N1 permanece por mais tempo, só que temos que averiguar. Sintomas só de febre e tosse pode procurar uma unidade básica de saúde e, caso o colega ache necessário, encaminha pra gente na UPA que fazemos o diagnóstico”, explicou o clínico-geral da UPA do Conjunto Tucumã, Charles Souza.

O médico falou ainda que há uma virose de gripe comum em Rio Branco que tem levado muita gente às unidades de saúde. Além da gripe, há ainda vários registros de caxumba e dengue.

“A demanda está grande, mas o atendimento está ocorrendo de forma certinha. Temos bastante profissionais para ajudar a população”, detalhou.

Cuidados

O clínico-geral aproveitou para relembrar os cuidados que devem ser tomados nesse momento de virose. Lavar bem as mãos, se alimentar bem e compartilhar copos e talheres com outras pessoas estão entre eles.

“A pessoa que tiver com tosse é bom colocar a mão na boca para não passar para outras pessoas. A população que tiver com tosse ou coriza que lave sempre as mãos, tome bastante água e se alimente bem para subir a imunidade”, reforçou.

Com informações G1 Acre

Neste artigo