Com uma faca em mãos, um adolescente de 16 anos manteve refém uma professora da Escola Classe (EC) 16 de Planaltina (DF), na tarde desta quarta-feira (21/8).
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada por volta de 13h para atuar no caso e, após pouco mais de uma hora, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF) conseguiram apreender o jovem e salvar a educadora. Câmeras corporais do uniforme dos PMs registraram o momento da ação.
Veja:
Após ser apreendido, o menor foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) 1, na Asa Norte. A professora sofreu lesões no rosto e no pescoço, e foi levada ao Hospital Regional de Planaltina (HRP) em estado de choque, segundo a PMDF.
O jovem estava matriculado na escola desde o início deste ano, mas só esteve em uma aula durante o primeiro semestre. Ele era aluno do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), estudava à noite e chegou a assistir às aulas dessa segunda (19/8) e de terça-feira (20/8).
Segundo-tenente da PMDF, Saulo Theles afirmou que o jovem disse aos policiais estar sob efeito de cocaína e que devia “cerca de R$ 200 para traficantes” da região de Planaltina.
“Vigilância ativa”
Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) confirmou o ocorrido e detalhou que o adolescente aproveitou a entrada dos alunos do turno vespertino para acessar a escola, “que conta com vigilância ativa”. A servidora ficou refém na sala dos professores, segundo a pasta.
“A equipe gestora da instituição acionou a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, que negociaram a rendição do adolescente. Em um momento de distração, a professora conseguiu se desvencilhar, e o jovem foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente”, completou a pasta.
Ninguém mais se feriu, e os pais dos estudantes foram contatados pelos gestores da escola para buscar os filhos no colégio.