A divulgação da licitação do transporte público em Rio Branco, previsto para ocorrer no início de janeiro, acabou impugnada por duas empresas, sendo uma delas, a própria Ricco Transporte – que opera o sistema na capital. A informação foi confirmada ao ac24horas pelo diretor-presidente da Rbtrans, Benício Dias nesta terça-feira, 9.
Dias explicou que esse tipo de processo licitatório demora de seis meses até um ano, o que pode fazer, na pior das hipóteses, com que o processo dure todo o ano de 2024 e a nova empresa só comece a atuar na capital acreana no ano de 2025.
Nesse sentido, duas empresas acabaram impugnando o processo, contudo, Benício não soube informar as razões da impugnação. “Foi logo em dezembro, a gente ia abrir agora em janeiro, mas as empresas impugnaram. A posição agora é a gente responder às questões selecionadas, lembrando que qualquer empresa pode judicializar”, comentou.
O superintendente da Rbtrans contou ainda que o valor da licitação em 20 anos pode chegar a R$ 700 milhões de reais, sendo que o contrato é de 10 anos, chegando a R$ 350 milhões. Questionado se há uma data para que seja resolvido o impasse, o gestor não deu prazo. “Não existe mais um prazo, temos apenas que responder os questionamentos”, explicou.