O Acre tem um novo caso notificado de Monkeypox, a nova varíola, no município de Rio Branco.
No geral, a situação epidemiológica é a seguinte: o Estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica; quatro casos suspeitos residentes Estado do Acre, sendo dois em Rio Branco, um em Porto Acre, e um notificado no estado de Mato Grosso do Sul.
A Monkeypox é uma doença viral endêmica em alguns países do continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Existem dois tipos de vírus: um da África Ocidental e um da Bacia do Congo (África Central).
Segundo a OMS a Monkeypox não tem associação a nenhum grupo específico e pode atingir qualquer pessoa. Os sintomas são similares ao da varíola. Incluem lesões na pele e febre, que em casos mais severos podem durar entre duas a quatro semanas.
De acordo com a OMS, a doença é transmitida pelo contato pele-a-pele, no entanto pode ocorrer também por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis ou por partículas da respiração. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Eis o balanço reumido da nova varíola no Acre:
Confirmado: 1
Descartados: 15
Suspeitos no Estado: 4
Total Acre: 20