fbpx

Rio Branco é a terceira capital no ranking nacional de Transparência no Combate à Covid-19

A Prefeitura de Rio Branco é a terceira gestão pública no ranking nacional de Transparência no Combate à Covid-19. Com nota 65,8 e status de avaliação “Bom”, a gestão pública da capital acreana está entre as mais transparentes do Brasil em ranking inédito divulgado pela Transparência Internacional (TI).

A TI avaliou de 0 a 100 a gestão pública de governos que divulgam de forma fácil e ágil informações sobre as contratações emergenciais feitas em resposta à pandemia da Covid-19. A pontuação levou em conta critérios do Guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19. O manual foi lançado há duas semanas e produzido em conjunto com o Tribunal de Conta da União (TCU).

Gestão transparente

A implementação de ações para harmonizar as práticas e aperfeiçoar a gestão de forma a alcançar resultados, com a responsabilidade e transparência exigidas pela administração pública, é uma marca da gestão da prefeita Socorro Neri, fator que continua a ser empregado com responsabilidade pela gestão para enfrentar a Covid-19.

Entre as medidas municipais para garantir a transparência dos gastos públicos incorridos em razão da atual pandemia de Covid-19 está como atribuição do Comitê de Compras e Contratações Emergenciais, incluso no 3º art do decreto nº 228, de 24 de março de 2020, que “todas as contratações ou aquisições realizadas em atenção ao regime excepcional serão disponibilizadas no endereço eletrônico http://portalcgm.riobranco.ac.gov.br/portal/.

Comunicando a Covid-19 em Rio Branco

Com o objetivo de informar a população rio-branquense, diariamente, a Prefeitura de Rio Branco comunica de forma clara e com linguagem acessível as ações municipais e as medidas adotadas pelo Município.

Seguindo orientação da prefeita Socorro Neri, desde o dia 20 de março, todo o material de comunicação com ações concretas adotadas, destinadas ao combate ao combate ao novo coronavírus está disponível no site da prefeitura, bastando o internauta acessar a área “Coronavírus Covid-19 – decretos e notícias”. No espaço é possível também ter acesso às redes sociais oficiais da Prefeitura, que também são atualizadas diariamente.

Neste artigo