fbpx

Pacote anticrime de Gladson tem repressão e prevenção com cultura, esporte,  polícia comunitária e autocomposição          

 

www.agencia.ac.gov.br

O Governo do Estado do Acre realiza neste domingo, 9, a partir das 10h, na Biblioteca Pública, o evento intitulado “Acre pela Vida”, uma reunião estratégica que visa integrar um conjunto de ações preventivas e repressivas, envolvendo todas as unidades do governo, demais poderes de Estado, Ministério Público, órgãos federais, prefeituras, entidades não governamentais e a sociedade civil, além do Exército Brasileiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

O objetivo é reduzir e controlar a criminalidade violenta nos 22 municípios do Estado do Acre. 

O Acre pela Vida está estruturado em duas linhas prioritárias, a repressão e a prevenção. 

Do lado da repressão, o Acre pela Vida tem como finalidade reduzir as mortes violentas letais intencionais (MVI), racionalizar e modernizar o sistema penitenciário e combater de forma integrada a criminalidade organizada transnacional. 

Já a parte preventiva se dará pelos três níveis de prevenção, a primária, secundária e terciária, visando alcançar uma cultura de paz: educação, cultura/arte, esporte/lazer, por meio da interação entre a polícia comunitária, como medida de engajamento social e convivência no território; mediação de conflitos e autocomposição; campanhas educativas; acompanhamento de egressos, entre outras. 

O Acre pela Vida será implementado prioritariamente em comunidades com maior incidência de registro de crimes contra a vida; comunidades sob o domínio de organizações criminosas e comunidades de origem da população carcerária e socioeducativa. Além disso, serão realizadas ações no âmbito dos presídios e unidades socioeducativas. 

  

*Confira a programação:* 

  

10h: Abertura da reunião – Governador Gladson Cameli 

10h30: Apresentação do contexto da violência e da criminalidade e as medidas adotadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Acre no período de 2019-2020: desafios e oportunidades – Secretário de Estado de Segurança Pública Cel. Paulo Cezar 

11h: Apresentação da Estratégia Integrada de enfrentamento à criminalidade violenta no Estado do Acre – Acre Pela Vida: Por uma Cultura de Paz 

11h30: Debate e alinhamento para a cooperação com os demais poderes, órgãos e entidades de Estado, entidades não-governamentais e a sociedade. 

12h30: Encerramento – Governador Gladson Cameli. 

Local: Biblioteca Pública Estadual. 

 

 

Neste artigo