fbpx

  Mesmo com  onda de violência, 89% dos empresários  acreanos estão otimistas com 2020     

 

Apesar da onda de violência e dos constantes assaltos ao comérico, ao menos 89% dos empresários de Rio Branco estão otimistas quanto ao primeiro semestre de 2020, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac)  entre os últimos dias 3 e 10 de janeiro, junto a 112 empresários. ] 

Para 46% dos empresários  o bom desempenho esperado para o comércio em 2020 depende do resultado positivo das medidas econômicas do governo federal. O estudo observa que a maioria (49%), não considera essa alternativa, demonstrando, portanto, uma impressão negativa.  

A intenção do levantamento é demonstrar a influência de importantes variáveis para o movimento das vendas do comércio. O Ifepac é ligado à Federação do Comércio do Estado do Acre.  

Dentre os que se declaram  otimistas, 53% acreditam em volume de negociações bem maior que o do mesmo período de 2019. Além disso, 80% das empresas do comércio funcionam há pelo menos oito anos e, destas, 39% entre dois e quatro anos, 34% entre cinco e oito anos, e 7%, com menos de um ano. 

Com relação ao quadro de pessoal nos estabelecimentos comerciais, 96% dos empresários informam manter até dez empregos diretos, aí incluídos 62%, que afirmam a manutenção de até cinco; e 34%, entre seis e dez empregos. Dos empresários pesquisados, 4% omitem a informação quanto a média de pessoal contratado. 

Neste artigo