A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) assinam, no dia 5 de setembro, um acordo de cooperação técnica (ACT) para fortalecer a disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção) no Acre. A assinatura será no Espaço Indústria, às 19h, na Expoacre 2024, em Rio Branco, e conta com apoio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.
A parceria visa desenvolver ações voltadas à modernização dos setores da infraestrutura e da construção civil no estado e capacitar profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção, por meio do curso ‘Democratizando BIM’, elaborado pela Agência.
Desde o seu lançamento, em 2020, o Democratizando BIM já capacitou mais de 12 mil profissionais, mas apenas 35 são do Acre. Para apoiar a modernização do setor da construção no estado, a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, sugeriu a parceria após conversa com o presidente da FIEAC e do Fórum Empresarial do Acre, José Adriano.
“Além da modernização do setor, o BIM ajuda a reduzir custos, aumenta a produtividade da empresa, garante maior controle dos processos e auxilia na redução do impacto ambiental. Essas são transformações importantes para a indústria, para o setor público e privado e para o meio ambiente de modo geral”, disse a diretora.
O presidente da FIEAC destacou a importância do curso e da Estratégia Nacional da Disseminação do BIM. A expectativa é de que o Acre opere 100% com uso da plataforma nas obras públicas até o fim de 2025.
“Esse acordo de cooperação é um importante instrumento para dar a condição de nivelamento não só para os servidores públicos, mas também para os profissionais das empresas. O BIM é uma exigência de lei, a partir de 2024, para todas as obras com recurso federal”, ressaltou José Adriano.
Segundo o analista de Inovação de Produtividade da ABDI Leonardo Santana, esta é a primeira vez que a ABDI firma parceria com uma Federação das Indústrias no Brasil – um marco das ações de regionalização do BIM.
“A ideia é que a gente consiga mudar esses números e sensibilizar os profissionais da área do estado, para que eles entendam o que é o BIM, e que eles possam se aprofundar mais na metodologia. Queremos ajudá-los no processo de transformação digital das suas empresas”, acrescentou.
Sobre o Democratizando BIM
Elaborado pela ABDI, a parceria para a capacitação é fruto de uma cooperação com o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) e a Escola de Governo (EGOV), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul, e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entidade certificadora.
O curso está dividido em dois temas: Conceituação básica de BIM e Objetos BIM. Ele aborda a importância da metodologia BIM para o setor de arquitetura, engenharia e construção, as definições e normas técnicas, o orçamento e planejamento de obras, além do BIM na infraestrutura e OpenBIM. Apresenta ainda a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, entre outros conteúdos.
Pela sua carga horária enxuta e ementa robusta e de fácil compreensão, o curso é usado por empresas, entes públicos e academia para nivelamento de conhecimentos básicos sobre a temática BIM.
SERVIÇO:
ABDI e FIEAC assinam acordo de cooperação para capacitação em BIM
Data: 05/09
Horário: 19h
Local: Espaço Indústria, Parque de Exposições Wildy Viana – Rio Branco, Acre