fbpx

Acre tem quatro vezes mais igrejas que escolas, mostra Brasil em Mapas

Cinco unidades federativas do Brasil possuem mais estabelecimentos religiosos evangélicos do que estabelecimentos educacionais públicos de ensino fundamental e médio juntos.

Para a análise, cruzamos dados obtidos do Panorama dos estados e seus respectivos números de estabelecimentos escolares pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da taxa proporcional de estabelecimentos da religião/seita evangélica no Brasil pelo Centro de Estudo da Metrópole CEM/USP.

Dois entre os maiores estados do país: São Paulo e Rio de Janeiro, possuem mais igrejas evangélicas do que escolas públicas, além da capital federal, Brasília.

O estado do Espírito Santo é o que possui a maior proporção. São 93 #igrejasevangélicas para cada grupo de 100 mil habitantes a mais do que escolas públicas (59 por 100 mil hab).

São 1,5 vezes mais templos desta religião do que templos de ensino.

A região sudeste do país possui o maior número, são em média 71,7 igrejas por 100 mil habitantes, e centro-oeste (44,0). Na outra ponta, o nordeste é em média 26,0 proporcionalmente.

O estado do Acre lidera o número de escolas por habitantes. São em média 174 escolas públicas (fundamental e médio) por 100 mil hab. É uma taxa 4 vezes maior do que de estabelecimento religioso evangélico (43/ 100 mil hab).

A região norte possui o maior número de escolas públicas proporcionais. É em média 113,7 escolas por 100 mil habitantes, seguido do nordeste (81,0). A região com menor proporção é o sul com média de 42,0.

O estado com a maior razão escola – igreja é o Maranhão, com 23,4 escolas, para 20,6 igrejas, por 100 mil hab.

No Brasil, abrem-se 17 igrejas evangélicas por dia. Na frente de abertura de empresas, 16 empreendimentos por dia. De escolas públicas…

Neste artigo