fbpx

Mais pacientes com Covid-19 são transferidos de Rio Branco para Manaus

Em mais uma grande operação com o objetivo de salvar vidas, o governo do Estado do Acre realizou a transferência de três pacientes em estado grave pela Covid-19 para Manaus (AM). A missão, conduzida pela Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), teve início na noite de domingo, 28, e foi concluída na madrugada desta segunda-feira, 29.

Os pacientes foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Duas mulheres, R. A. O. , de 47 anos, e F. H. C., de 62 anos; e um homem, J. B. S., 67 anos, moradores de Rio Branco, estavam internados no Hospital de Campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, no aguardo por leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, o esforço de cada um dos profissionais envolvidos foi determinante para o êxito das transferências. O médico frisou que a maior crise sanitária da humanidade será vencida de uma vez por todas com a união de todos.

“Essa é uma esperança para quem está precisando de uma UTI. Não vamos desistir e a Covid não vai nos vencer. Costumo dizer que estamos enfrentando a Terceira Guerra Mundial e precisamos unir forças neste momento para tentar levar um pouco de conforto ao próximo”, declarou.

Pela segunda vez, pacientes são removidos para Manaus. A princípio, cinco vagas foram disponibilizadas pelo governo do Amazonas. Porém, um dos doentes não apresentava quadro clínico favorável para ser transferido e o outro, por decisão própria, recusou a oferta e optou por seguir o tratamento em Rio Branco após apresentar melhoras.

Agência de Notícias do Acre

 

Neste artigo