em

Estratégia para garantir saúde do homem em Sena Madureira vira  websérie e ganha prêmio do  SUS

A estratégia desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira para ampliar o atendimento à saúde do homem foi destaque  no  quinto episódio da  websérie ´Brasil, Aqui Tem SUS´, que em 2019 chegou à 4ª temporada.

 Em Sena Madureira,  o  Programa Saúde do Homem e o Esporte realiza campeonatos de futebol em comunidades de difícil acesso para reunir os homens a fim de promover o acesso à saúde.

Durante o dia do jogo são realizados testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites, vacinação, atendimento médico e odontológico. O enfermeiro Antônio de Abreu, que deu início  ao programa no atual formato,  disse  que o esporte foi uma boa maneira encontrada para levar os homens aos exames de saúde, especialmente com os  testes rápidos, já que é uma condição para participar dos torneios de futebol. Cerca de 10 comunidades já foram atendidas com essa estratégia, melhorando a saúde de centenas de homens.

A atual coordenadora do Programa Saúde do Homem, enfermeira Elane Pessoa, informou que  uma equipe de Brasília esteve em  Sena  fazer as filmagens sobre o trabalho que vinham e continuam desenvolvendo.  “Fizemos ações na cidade, Toco Preto, Cazumbá, aldeias indígenas, Boca do Iaco, Boca do Caeté e outras. Levamos médicos, enfermeiros, vacinas, testes rápidos”, disse Elane.

Veja o vídeo do programa premiado:

Publicado porEdmilson Ferreira

Polícia Militar age rápido e recupera eletrodomésticos roubados

Acre tem apenas um município selecionado ao programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa