fbpx

Astério Moreira: Aberson quer equilíbrio na proibição de celular nas escolas

Os Estados Unidos, a Austrália, São Paulo, entre outros países e cidades, estão iniciando a proibição do uso de celulares em escolas. No Brasil, um projeto de lei que veta o uso de smartphones durante as aulas está previsto para ser votado no Senado ainda esta semana.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, encara essa medida com prudência. Ele acredita que não se deve eliminar as novas tecnologias do processo de aprendizado. Porém, sugere a implementação de normas que previnam o uso inadequado dos dispositivos, enquanto também promove sua utilização benéfica para o ensino e aquisição de conhecimento por parte de alunos e professores.

Aberson Carvalho defende a normatização do uso de smartphones nas escolas, não sua proibição total. Ele vê potencial pedagógico nos dispositivos se forem utilizados de forma adequada no processo educativo.

O Centro Cultural Dona Neném Sombra, situado no Bairro 15, na área do Segundo Distrito de Rio Branco (AC), será palco nesta quarta-feira, 18, às 19h, da estreia do curta-metragem Proyatê: Um Grito Contra o Silêncio.

. O evento, que tem entrada gratuita, visa envolver a comunidade com uma programação reflexiva e inclusiva. Proyatê, dirigido pelo jovem cineasta Carlos Eduardo de Souza Lima, aborda temas sociais e ambientais contemporâneos, destacando as dificuldades enfrentadas por comunidades afetadas pelas mudanças climáticas.

. O filme procura dar voz a histórias frequentemente silenciadas, incentivando reflexões sobre a urgência dessas questões.

. O curta é financiado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, e possui recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), provenientes do Governo Federal e do Ministério da Cultura.

. O projeto conta ainda com o apoio de importantes instituições, como o Instituto Social, Cultural e Esportivo Malucos na Roça, Evoluy, Andes e o próprio Centro Cultural Dona Neném Sombra.

. Rio Branco, para quem não sabe, vive uma efervescência cultural muita positiva; não faltam eventos.

. Em meio a tanta violência contra as mulheres que coloca o Acre no topo do feminicídio, o prefeito Tião Bocalom (PL) protagoniza cenas de como se deve amar e tratar uma mulher.

. Gostando dele ou não, é um bom exemplo!

. É inegável a digital do senador Márcio Bittar (União Brasil) nas principais obras do governo do estado e da prefeitura da capital.

. A Controladoria Geral da União (CGU) acompanha em tempo real a execução dos recursos federais pelo governo e prefeitura.

. Ao que parece, andaram cometendo um deslize lá pela Fundação Hospitalar Flaviano Melo.

. Os vereadores Joabe Lira (União Brasil) e Elzinha Mendonça (PP), pelo que se escuta, vão bater chapa no dia primeiro de janeiro pela presidência da Câmara.

. Segundo dizem, Elzinha leva vantagem sobre Samir Bestene entre os vereadores do PP.

. Porém, consta que o governador Gladson Cameli (PP) sugeriu aos articuladores que o pedido do prefeito Tião Bocalom (PL) deve ser respeitado para continuar o bom relacionamento.

. Bom, faltam apenas 13 dias! É isso, 13!

. A direita deve pensar em nomes para disputar a presidência, Bolsonaro está inviabilizado e o governador Tarcísio fez a opção pela reeleição em Sampa.

. Ronaldo Caiado está com a o pescoço na guilhotina!

. Bom dia!

Neste artigo