fbpx

Governo autoriza mais dois municípios acreanos a operar 5G; saiba quem são

Mais dois municípios acreanos -Bujari e Porto Acre – poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir de 4 de dezembro deste ano. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) e alcança 81% da população do país. A nova lista contempla 623 municípios brasileiros no total.

Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. O estado de São Paulo teve a maior quantidade de liberações, com 325 municípios. Na sequência estão: Ceará (67), Alagoas (62), Maranhão (41), Rio Grande do Norte (41), Mato Grosso (15), Espírito Santo (16), Bahia (13), Minas Gerais (9), Pará (7), Amazonas (6), Paraíba (6), Rondônia (4), Pernambuco (3), Acre (2), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (2) e Sergipe (2).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

A faixa de 5G segue gradativamente sendo implantada no Acre, começando por Rio Branco e suas adjacências.

Neste artigo

plugins premium WordPress