fbpx

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, na última segunda-feira, 1º de agosto, dois editais de seleção para consultores. Os interessados podem se inscrever, exclusivamente, por meio de formulários disponíveis na página da Autarquia, até o dia 15 de agosto.

O Edital n.º 2022-006 visa contratar dois consultores técnicos em banco de itens não cognitivos e diretrizes metodológicas para estudos contextuais nos exames da educação básica. A seleção busca profissionais nos seguintes perfis específicos: análise epistemológica do banco de itens não cognitivos e levantamento de boas práticas em estudo de fatores de contexto.

O objetivo da contratação é a obtenção de dados não cognitivos e fatores contextuais para avaliação de políticas públicas de educação de jovens e adultos (EJA), políticas educacionais voltadas às pessoas privadas de liberdade e as de acesso e permanência para a educação superior.

Já o Edital n.º 2022-007 tem o objetivo de contratar três consultores em variáveis não cognitivas e fatores de contexto dos exames da educação básica, considerando três perfis de atuação: políticas públicas educacionais de acesso e permanência para a educação superior; políticas públicas educacionais destinadas a pessoas privadas de liberdade, por meio de aplicação de exames nacionais em larga escala, e políticas públicas de EJA, incluindo os brasileiros residentes no exterior.

Os consultores selecionados realizarão estudos que subsidiem a proposição de matrizes de referência para os instrumentos não cognitivos dos exames da educação básica. O objetivo é a obtenção de dados não cognitivos e contextuais para avaliação de políticas públicas de acesso e permanência para a educação superior, relacionadas à EJA e as destinadas às pessoas privadas de liberdade.

Os docentes selecionados trabalharão de forma remota, com reuniões por videoconferência, e, quando necessário, poderão realizar atividades de consulta às bases de dados protegidos e participar de reuniões presenciais em Brasília (DF), na sede do Inep.

Confira o Edital n.º 2022-006

Veja o Edital n.º 2022-007

Acesse os formulários para inscrição

Neste artigo