fbpx

´Friozinho´ polar chega ao Acre nesta terça-feira (5), diz Friale

 

Relato de Davi Friale em O Tempo Aqui: 

Como já vínhamos informando há dias, uma onda de frio polar chega ao Acre nesta terça-feira (5) deixando o tempo extremamente instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer momento. Não haverá friagem nem frio intenso, mas a temperatura diurna cairá sensivelmente e o calor dará uma pequena trégua nos próximos dois dias.

No entanto, o avanço desta frente fria, mesmo fraca, provoca temporais, já a partir desta segunda-feira, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, mas será na terça-feira que as chuvas ocorrerão intensamente, desde as primeiras horas do dia, no Acre, principalmente nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. A partir da tarde desta terça-feira, as chuvas serão mais intensas no centro do estado e no vale do Juruá, com alta probabilidade de temporais.

Em alguns pontos, as rajadas de vento poderão superar 70km/h e estarão soprando da direção sudeste, com variações de leste e do sul.

As maiores temperaturas, nesta terça-feira, deverão ficar abaixo de 26ºC, em Rio Branco, Brasileia e áreas próximas. Já, as mínimas, que, geralmente, são registradas ao amanhecer, não sofrerão queda significativa, devendo oscilar entre 18 e 20ºC nestas mesmas cidades acreanas.

Assim, o friozinho polar chega para mudar o tempo no Acre e, também, em Rondônia, em parte de Mato Grosso, no sul do Amazonas, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.

Com a incursão de ar polar, que é mais seco, o tempo melhora a partir de quarta-feira no Acre, mas pode chover de forma pontual em qualquer município, principalmente no vale do Juruá. Já, na quinta-feira, o sol e o calor intenso voltam a predominar, podendo chover rápido em alguns pontos isolados.

No fim de semana, as chuvas deverão retornar na maior parte do estado.

Voltamos a alertar para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população, a partir desta segunda-feira, como queda de galhos e árvores, danos às edificações, destelhamentos e inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios.

É necessário, portanto, que a população fique atenta quando surgirem nuvens carregadas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

Neste artigo