Farmácias brasileiras venderam mais de 52 milhões de comprimidos de quatro medicamentos do chamado “kit covid” em um ano de pandemia: sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e nitazoxanida.
Segundo levantamento produzido exclusivamente pela Agência Pública, foram vendidos mais de 6,6 milhões de frascos e caixas desses quatro remédios de março de 2020 a março de 2021.
No Acre, ainda segundo a Agência Pública, o kit foi comercializado à razão de 2.067 caixas por 100.000 habitantes no período, superior ao resultado de sete Estados: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Piauí e Maranhão.
Segundo o Senado Federal, a Associação Médica Brasileira passou a recomendar que remédios que compõem o chamado kit covid como a hidroxicloroquina e a ivermectina sejam “banidos” do tratamento da Covid-19, por terem ineficácia comprovada contra a doença.
Em entrevista à Agência Senado, o presidente da associação, César Eduardo Fernandes, a autonomia do médico não lhe dá o direito de prescrever remédios ineficazes.