fbpx

CRM realiza 3a fiscalização no Hosmac e encontra ainda mais problemas              

 

O Conselho Regional de Medicina do Acre   realizou  nova vistoria no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), nesta quarta-feira (29) e encontrou mais  irregularidades nessa que foi a 3a operação realizada pelo Conselho naquele hospital nesta  pandemia do novo coronavírus e os fiscais estão denunciando a falta de barreira mecânica para proteção de pacientes e trabalhadores, deterioração do prédio e indícios de que os atendentes se recusam a fazer o serviço alegando falta de condiçõe.s  

A ação, que faz parte do cronograma especial de fiscalizações conforme orientação do Conselho Federal de Medicina, foi realizada pelos conselheiros Marcus Vinicius e Vinícius Gressler. 

“A gente identificou algumas irregularidades, entre elas a falta de barreira mecânica para proteção dos pacientes e funcionários contra a contaminação pela Covid-19. Essa constatação já tinha sido feita há 45 dias em uma vistoria anterior e foi encaminhado um documento da direção do hospital à Sesacre solicitando esses equipamentos e materiais para instalação da barreira, mas até agora não foi atendido, o que coloca em risco tanto os funcionários, como os pacientes que fazem uso da unidade”, afirmou o doutor Vinicius Gressler. 

A fiscalização verificou ainda a deterioração do prédio, que não recebe uma reforma completa desde 1998. “Além disso, também identificamos que o novo diretor técnico da unidade nomeado não tem registro de especialidade em psiquiatria, o que é uma desconformidade com o determinado pelo CFM”, disse. 

Outra irregularidade é com relação ao atendimento externo nas áreas de terapia ocupacional e psicologia que não está sendo feito. A informação repassada à equipe de fiscalização do CRM é que os profissionais responsáveis estão se negando a fazer os atendimentos por falta de condições de trabalho. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) chegou a ser informada da situação, segundo a direção da unidade, mas não teria tomado nenhuma medida administrativa para resolver o problema. 

Um relatório deve ser elaborado com o que foi constatado durante a vistoria para, em seguida, ser encaminhado tanto à Sesacre, como para a direção da unidade e também ao Ministério Público Estadual para que as devidas providências sejam adotadas. 

 

Neste artigo