fbpx

Acre recebe 50 respiradores mecânicos do Ministério da Saúde

A Saúde pública do Acre recebeu mais um importante reforço no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. 50 novos respiradores mecânicos enviados pelo Ministério da Saúde chegaram ao estado na madrugada deste sábado, 23.

A vinda dos equipamentos é um esforço pessoal do governador Gladson Cameli. Durante audiência com o ministro Eduardo Pazuello, realizada na última quinta-feira, 21, o gestor demonstrou sua preocupação com o avanço da doença no Acre e explicou que a capacidade de atendimento aos pacientes com Covid-19 na rede pública hospitalar estava no limite.

Sensibilizado com o apelo de Cameli, o ministro da Saúde assegurou o envio dos aparelhos, em caráter de urgência, para este fim de semana. Gladson aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de Pazuello em ajudar o Governo do Acre a salvar vidas.

“O que eu tenho a dizer ao ministro Pazuello é o meu muito obrigado por nos atender com tanta rapidez. Estes novos respiradores são fundamentais para ampliarmos nossos leitos de UTI e ter mais estrutura para que vidas sejam salvas. Vamos continuar trabalhando incansavelmente para conseguir mais respiradores e outros equipamentos para continuarmos o nosso combate ao coronavírus”, declarou Cameli.

Os respiradores serão distribuídos nos hospitais de referência para pacientes com Covid-19. Em Rio Branco, os aparelhos ajudarão na ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into). Por definição de prioridade, o mesmo também será feito nos municípios do interior.

Mesmo com os esforços do governo Gladson Cameli, a aquisição destes equipamentos se transformou em um gigantesco desafio dada à procura global. Uma parceria entre Estado e Ministério Público do Trabalho resultou na compra de mais 38 respiradores. A expectativa é que os aparelhos importados da Alemanha estejam no Acre até o próximo dia 10 de junho.

Testes rápidos e EPIs chegam ao Acre nos próximos dias

Além dos respiradores, o governador solicitou ao Ministério da Saúde o envio de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos. A demanda foi prontamente atendida e está prevista para chegar ao estado nos próximos dias.

O reforço destes itens é fundamental para garantir a segurança sanitária dos profissionais que estão na linha de frente contra o coronavírus.

Cameli enfatizou que o governo federal tem sido um grande parceiro e argumentou ainda que diante da crise provocada pela pandemia, o momento pede a união das instituições em prol da população.

“Estamos recebendo a maioria de tudo aquilo que temos pedido do Governo Federal. Mais do que nunca, temos que estar unidos para vencer essa guerra. A União está fazendo a parte dela, que é socorrer os estados na hora que mais estamos precisando. Por isso, só tenho a agradecer por toda a ajuda que temos recebido e tenham certeza que quem ganha com tudo isso é o nosso povo que tanto precisa da atenção do poder público neste momento”, salientou.

Neste artigo