fbpx

  Tarauacá adota medidas contra Coronavírus e aldeias se fecham à visitação        

 

A Prefeitura de Tarauacá suspendeu as aulas na rede municipal por trinta dias a partir desta quarta-feira (18), confdrme informou a Rádio Aldeia FM. Outras medidas adotadas pela prefeita Marilete Vitorino visam barrar a entrada da doença na região:  estão proibidas, por exemplo, as aglomerações de pessoas na cidade.  

As medidas vieram em boa horam pois notícias falsas, as fakes news,  assustaram a população de Tarauacá neste começo de semana. Em meio à pandemia mundial de Coronavírus, as redes sociais espalharam mentiras sobre a presença de turistas estrangeiros na cidade.  

Estrangeiros que iriam visitar aldeias indígenas de Tarauacá procuraram uma unidade de saúde para pedir o exame do Coronavírusque  dando negativo seria o documento para ingresso nas aldeias. Como em Tarauacá não faz o teste e tiveram a notícia de que as aldeias não estão recebendo turistas eles voltaram para Cruzeiro do Sul para seguirem seu destino.  

O simples pedido pelo exame fez circular fake news que esses turistas estariam com o Coronavírus, o que gerou clima de terror na cidade.  De toda forma, os turistas não conseguiriam entrar nas aldeias, que estão fechadas à visitação estrangeira. Apenas os moradores circulam nas reservas.  

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Francisco Kaxinawá, confirmou  nesta quarta-feira (18) que está restrito o acesso de visitantes, estrangeiros ou não, nas aldeias do Acre, devido ao Coronavírus.    

 

Neste artigo