fbpx

Assista o vídeo do momento exato da fuga em massa no presídio do Acre

 

Por Jornal do Acre 1ª Edição — Rio Branco 30/01/2020

Um vídeo das câmeras de segurança do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco,mostra o momento exato da fuga em massa dos 26 presos que conseguiram escapar da unidade no último dia 20. O vídeo foi obtido com exclusividade pelo Jornal do Acre 1ª edição e divulgado nesta quinta-feira (30).

Nas imagens, é possível ver que o sistema de monitoramento flagra com clareza a movimentação dos presos durante a fuga. Inicialmente, um preso consegue subir no muro, se abaixa um pouco e ajuda o segundo preso. Em seguida, as imagens mostram a correria dos outros 24 detentos no pátio até a estrutura que escalaram para conseguir fugir. As imagens foram aceleradas, mas, estima-se que toda a fuga tenha durado uns 10 minutos.

Após fuga de 26 presos, PRF e Exército reforçam barreiras policiais em Rio BrancoSentenças de detentos que fugiram de presídio no Acre somam mais de mil anos

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) confirmou que os presos saíram do pavilhão L, pularam um primeiro muro e depois, escalaram e pularam um segundo muro. Em nenhum momento nas imagens é possível ver policiais penais ou militares na patrulha da chamada muralha.

Fuga

Vinte e seis presos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no último dia 20. Destes, nove foram recapturados e os outros 17 seguem foragidos.

Para escapar do presídio, no último dia 20, os detentos fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

Em coletiva, o secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no FOC e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no último dia 19.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar as fugas no FOC. O promotor Tales Tranin acompanha as investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC para saber se houve facilitação de algum servidor público nas fugas.

Atualização de nomes

No último dia 25, o Iapen-AC divulgou uma nota atualizando a lista de foragidos. Leia a nota:

No dia da fuga, uma lista foi divulgada por meio de aplicativo de rede social, onde constava o nome dos detentos foragidos, bem como o primeiro preso encontrado, tendo em vista que este foi recapturado ainda durante o momento da fuga.

Ocorre que na lista constava o nome do reeducando Anderson de Souza Alves, que havia sido transferido do pavilhão L para o pavilhão A e que, por isso, não foi encontrado no momento da contagem. Verificada a situação, a lista foi atualizada pela equipe de segurança e o nome do reeducando Ezimar Menezes Teixeira foi inserido à lista no lugar de Anderson de Souza Alves, que permanece preso dentro do FOC.

Neste artigo