fbpx

Em vias de ser vendida, Dataprev encerra atividades no Acre e outros Estados     

 

Dataprev – que está na lista de privatizações do Ministério da Economia em 2020 – anunciou nesta quarta-feira (8) , o encerramento das atividades no Acre e em  19 Estados – Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins – até o fim de fevereiro. 

A decisão impôs a adoção do Programa de Adequação de Quadro (PAQ) da empresa, que trata de um conjunto de incentivos ao desligamento dos empregados lotados nestas unidades. Objetivo da estatal é desligar até 493 dos 3360 empregados das unidades, ou 15% da mão de obra contratada. 

Em comunicado ao mercado, a Dataprev informa que está centralizando suas atividades em sete (7) regiões consideradas estratégicas (Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo), onde possui data centers e Unidades de Desenvolvimento. A estatal justifica o fechamento das unidades nos 20 estados pela ‘ a queda expressiva de produtividade, devido à baixa demanda local, e passaram a funcionar apenas como núcleos administrativos, fora do escopo para o qual foram originalmente criadas’. 

A estatal também diz que perdeu eficiência, ‘comprovada pelo forte desequilíbrio entre a geração de receitas, que cresceu 13% no acumulado dos últimos 3 anos, e os gastos, que avançaram 21%, num contexto de inflação (IPCA) de 10,7% no mesmo período’. 

 

 

Neste artigo