Apesar de sua aparência inofensiva, o pano de pia que usamos no dia a dia pode ser um dos maiores vilões na cozinha. Isso ocorre porque ele, assim como a esponja, tende a acumular bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde quando não é trocado ou higienizado adequadamente.
Matias Chiarastelli Salomão, microbiologista e infectologista do Fleury, explicou ao MinhaVida quais são os riscos do uso prolongado de um único pano de pia e como evitar que ele se torne um problema. Veja abaixo!
Os riscos do uso prolongado de um único pano de pia
Segundo o infectologista, com o acúmulo de fungos e bactérias que ocorre devido ao uso prolongado, o pano de pia pode transferir os microrganismos para outros objetos ou alimentos da cozinha, aumentando o risco de contaminações cruzadas e infecções como a gastroenterite.
Lavar o pano na própria pia é o suficiente para evitar riscos de contaminação?
Muita gente tem o hábito de lavar o pano de pia ali mesmo, apenas com água corrente. No entanto, segundo Matias, isso não é suficiente para eliminar todos os patógenos.
“A pia é um ambiente contaminado e o pano precisa de uma limpeza mais eficiente. Para minimizar os riscos, é necessário lavar o pano com água quente e sabão e desinfetá-lo regularmente, preferencialmente, em uma solução de água sanitária ou em água fervente. Além disso, o pano deve ser totalmente seco após o uso”, orienta o médico.
De quanto em quanto tempo deve-se trocar o pano de pia?
Alguns devem acreditar que, assim como a esponja, ele deve ser trocado semanalmente. A verdade é que o pano de pia deve ser trocado diariamente. Esse é o modo mais eficaz de evitar o acúmulo de microrganismos.
“Se o pano for desinfetado adequadamente, como explicado anteriormente, o intervalo pode ser estendido para dois dias, mas a troca diária é o mais recomendado para prevenir riscos à saúde”, finalizou o infectologista.