Segundo o relatório de 2023 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consumiu, em média, 241 ovos em 2022. No mesmo ano, a produção alcançou 52 bilhões de unidades.
Prático e versátil para fazer as mais diversas receitas, o ovo não falta na mesa do brasileiro. Mas para ter certeza de que o consumo vai ser de um produto com qualidade, o público precisa ficar atento. Confira dicas abaixo.
Ainda segundo o relatório da ABPA, 99,56% da produção do país abastece o mercado interno e apenas 0,44% vai para exportação.
Diante da alta procura, o consumidor precisa estar atento na escolha do produto nos supermercados, afinal, assim como outros alimentos, o ovo também tem prazo de validade e estado de qualidade.
Orientações para escolha de ovos🥚
Veja abaixo orientações da nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto de Ovos Brasil, para compra e consumo:
No supermercado 🥚:
- Verificar a embalagem, que não deve apresentar sinais de umidade e sujidades;
- Verificar se não há ovos trincados, rachados ou com fissuras, e se não há sujidades na casca;
- Verificar se há odor na caixa. Em caso positivo, não é bom sinal;
- Além de checar a data de produção e a data de validade do produto, conferir se na embalagem há os dados do produtor e carimbo de inspeção oficial.
Em casa 🥚:
- Armazenar o ovo em temperatura ambiente, em local fresco, seco, arejado e longe de odores;
- Em refrigeração, manter fora da embalagem e armazenado em pote ou suporte dentro da geladeira;
- Não lavar o ovo, pois quando lavado a casca retém umidade e promove o crescimento de fungos e bactérias.
“Truque” do copo com água:
Além dessas recomendações, antes do consumo, o consumidor também pode experimentar um “truque” para saber a condição do ovo: colocá-lo dentro de um copo com água para ver se ele boia.
- Se o ovo for ao fundo do copo na posição horizontal, está fresco;
- Se o ovo ficar em pé no fundo, não está fresco, mas ainda pode ser consumido;
- Se o ovo flutuar, certamente está velho e estragado.
Validade e qualidade 🥚
No Brasil, em geral, fatores como a temperatura e, às vezes, longas distâncias percorridas durante o transporte influenciam na validade dos ovos.
Geralmente, entretanto, a validade varia entre 21 e 30 dias, podendo chegar a 40 dias a depender do processamento, como explica a nutricionista Lúcia Endriukaite.
Ainda de acordo com a nutricionista, também existem processos tecnológicos em que o ovo passa por um banho de óleo, onde os poros da casca ficam fechados e evitam as trocas gasosas entre o meio interno do ovo e o meio externo, o que aumenta a validade do alimento.
Fonte: G1