fbpx

ON transmite eclipse deste sábado (14); assista com segurança

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota”, a partir das 9h30 deste sábado (14) pelo horário de Rio Branco. Essa é uma ótima opção para as pessoas acompanharem o evento com segurança.
Em Rio Branco, o eclipse terá sua melhor observação às 14h16. O governo do Acre emitiu comunicado com dicas de segurança para a observação.
O eclipse anular do sol é um fenômeno astronômico em que a lua se alinha entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. Já um eclipse total do sol ocorre quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. A principal diferença é que no eclipse anular a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do Sol.
“Tanto no eclipse total quanto no anular a lua está alinhada entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial”, explica a Dra. Josina Nascimento.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra. Nesse momento, a lua parece menor do que o sol no céu, o que permite que o “anel de fogo” seja visível durante o eclipse.

Assista o eclipse com segurança https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/areas-de-atuacao/divulgacao-e-popularizacao-da-ciencia/eclipse-brasil-2023/program

Neste artigo

plugins premium WordPress