A Secretaria de Estado da Saúde nega que há casos da variante Delta em análise no Acre. Ao menos 141 casos estariam sendo investigados mas o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Gabriel Mesquita, rechaçou o número.
“Amostras são enviadas ao Instituto Evandro Chagas e ao Instituto de Tecnologia no Rio de Janeiro (parceria com o Laboratório Merieux) regularmente para que os órgãos tenham o controle das variantes em circulação”, diz Mesquita, em nota.
A Sesacre reforça que o envio de amostras aos laboratórios para sequenciamento genético é uma ação de rotina. “Deste modo, até o momento, o Acre não apresenta suspeita da variante Delta”.
Veja a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) esclarece que o Acre não possui 141 casos da variante Delta em investigação.
Esclarece, ainda, que amostras são enviadas ao Instituto Evandro Chagas e ao Instituto de Tecnologia no Rio de Janeiro (parceria com o Laboratório Merieux) regularmente para que os órgãos tenham o controle das variantes em circulação.
A Sesacre reforça que o envio de amostras aos laboratórios para sequenciamento genético é uma ação de rotina. Deste modo, até o momento, o Acre não apresenta suspeita da variante Delta.
Gabriel Mesquita
Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Estado