fbpx

Coluna Soluções Práticas com Daniel Ribeiro #Liderança

A  #Liderança tem sido banalizada em nosso convívio social há muitos anos. Confundimos (provavelmente pelo baixo acesso à educação de qualidade) fama com liderança.

O político famoso, o artista famoso, o esportista famoso e por aí vai, são costumeiramente chamados de “líderes”.

Um líder pode ser famoso? Sim! Claro! Mas ser famoso é pré-requisito pra ser líder? JAMAIS!

E essa confusão que fomos compelidos a promover – inconscientemente – nos afastou da essência da liderança, nos manteve distantes do real sentido de LIDERAR.

O líder é geralmente alguém que “nada contra a corrente”, e que tem a flexibilidade de perceber que “nadar a favor da corrente” PODE ser uma alternativa viável.

E esta é uma das mais peculiares características de um líder: flexibilidade assertiva.

Ser “flexível” é muito diferente de “não ter opinião”. E muita gente confunde isso. Pensam que o líder não pode mudar de ideia. Fala sério!

Assim agem os maus!

Observe as pessoas mais flexíveis, perceba como elas são mais gentis e empáticas, compreenda que elas costumam ceder (do lugar à mesa ao ponto de vista numa discussão, desde que coerente com seus valores).

Não há liderança sem flexibilidade. Isso é tirania/ditadura/arrogância/soberba e congêneres!

Um líder é como um rio. Se não modificar o terreno, ele o contorna! E se algo o impede, ele transborda, demonstrando sua força de vontade e determinação para chegar ao oceano!

*Daniel Ribeiro CEO da D’NEK, associativista, empresário, entusiasta de boas ideias. Diretor de Integração da Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE; Líder do Programa PASE VERDE da Federação Iberoamericana de Jovens Empresários – FIJE;.

Neste artigo