fbpx

Cruzeiro do Sul adere ao Sistema Nacional da Igualdade Racial

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com mais um município participante. Nesta quinta-feira (30), foi publicada no Diário Oficial da União a adesão de Cruzeiro do Sul (AC) ao instrumento. Com uma população estimada em 894 mil habitantes, a cidade acreana tem cerca de 82% dos habitantes autodeclarados pretos ou pardos.

“Recentemente estivemos no Acre para apresentar essa política fundamental para promoção da igualdade racial. Saímos de lá com muitos compromissos de adesão e, aos poucos, vamos vendo as adesões saindo e o Sinapir sendo implementado. Estamos trabalhando para expandir ainda mais o Sistema”, apontou o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto.

A adesão permite acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMDH), que coordena o Sistema.

Sobre o Sinapir

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), é responsável pela articulação ministerial e pela coordenação central do Sistema. A estrutura do Sinapir engloba o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Neste artigo