Blog do Crica

O dilema do PT em tempo de pindaíba

LANÇAR CANDIDATO AO GOVERNO em 2022, este é um dilema que deve estar dominando as discussões petistas, depois do insucesso eleitoral do partido na eleição municipal, no maior colégio eleitoral, a capital. Não vejo em nenhum dos seus três melhores nomes de densidade eleitoral, o ex-senador Jorge Viana (foto) e os ex-prefeitos Marcus Alexandre e Raimundo Angelim, algum com vontade de encarar uma aventura de tentar chegar ao Palácio Rio Branco. Repito ser fanfarronice quando o deputado Léo de Brito (PT) diz que o Jorge vai ser o candidato. O JV não tem perfil de ser boi de piranha. O JV, na verdade vai avaliar como é que ficará o cenário do Senado, quantos candidatos estarão na disputa, para saber se terá chance ou não de voltar ao paraíso do Senado. O Marcus Alexandre e o Raimundo Angelim, também não têm perfil de mártires. O céu não é de brigadeiro para o PT. O partido está fora do poder, a última eleição realçou que não cessou o desgaste popular para o partido, ao ponto de não aparecer ninguém interessado das siglas da direita de ter o PT no palanque em 2022. Não será surpresa, pois, se o PT optar por fortalecer uma chapa para a Câmara Federal, onde pela junção dos seus melhores nomes, poderia ter maiores chances de fazer deputados federais. Mas é muito cedo para se pensar num cenário definitivo, é essencial antes das pedras da sucessão de 2022 serem mexidas, se saber como chegará o governo do Gladson no ano eleitoral.

VARA DO BATISTA
QUANDO o Gladson diz ser candidato a reeleição, que o seu vice é escolha pessoal, e sua candidata ao Senado é a Mailza Gomes (PP); forma uma chapa só do PP, e deixa os demais partidos aliados cheirando a vara do Batista.

CHAPA PRÓPRIA
AO NÃO SER que, ache que pode ganhar a eleição com uma chapa própria do PP para o governo, vice e senador.

DOIS LADOS
A DEMISSÃO do chefe do gabinete civil do governo, Ribamar Trindade; é de competência do governador, ele demite ou nomeia quem bem entender; não discuto a sua autoridade e nem as razões do ato; mas que, saca da equipe um dos seus mais leais e competentes secretários.

TURMA DA TRAQUINAGEM GOSTOU
AO LONGO da sua passagem pelo cargo o advogado Ribamar Trindade foi uma parede contra a ilegalidade, e na preservação do CPF do Gladson Cameli. Por isso fez adversários na política; brecou as traquinagens, e os traquinas; por certo, políticos devem estar comemorando a sua saída.

BRECOU NEGOCIATAS
MUITO POLÍTICO detesta o Ribamar Trindade com justa razão, afinal, o Ribamar brecou todas as negociatas propostas, o empreguismo, e isso lhe deu inimigos.

NICOLAU DECIDE
O PRÓXIMO líder da base do governo na ALEAC será escolhido pelo presidente do Legislativo, deputado Nicolau Junior (PP). A informação é do Gladson ao BLOG.

CANDIDATO, SIM SENHOR!
POR ESTRATÉGIA, o senador Sérgio Petecão (PSD) não se manifesta publicamente sobre ser candidato ao governo em 2022, mas nos bastidores, ele trabalha neste sentido.

DIRETO NOS RINCÕES
O SENADOR PETECÃO (PSD) é um ser político, respira política, tem dedicado o recesso parlamentar a percorrer os rincões mais distantes dos municípios do interior.

ALGUÉM DO GRUPO
O GLADSON fez a besteira política na última eleição de não apoiar para a prefeitura da capital um membro do seu grupo de aliados, e com isso; estraçalhou a base da sua campanha ao governo. Para a chefia do gabinete civil tem de escolher alguém de alta confiança, competente, e que tenha estado na sua campanha a governador.

MÁXIMA MINEIRA
HÁ UMA MÁXIMA da política mineira, que precisa ser seguida pelo governador Gladson Cameli: se governa com os que estavam na campanha, e não com os adversários.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
OS QUE estavam no palanque do Marcus Alexandre (PT) na última campanha ao governo, se o Marcus tivesse ganhado a eleição, estariam bajulando o Gladson ou o Marcus? Perguntar não ofende.

CADA QUAL NO SEU QUADRADO
MAS, é como diz o ditado: cada qual no seu quadrado.

MELHOR SAÍDA
O VICE-GOVERNADOR Major Rocha adotou a melhor saída que poderia adotar, ao deixar os confrontos com o governador de lado e tratar de fortalecer o PSL para 2022.

CHAPA ATRAENTE
Rocha quer formar uma chapa para disputar vagas na Assembléia Legislativa sem um candidato com mandato, como forma de atrair mais nomes para a sua composição.

HIPÓTESE COMENTADA
A DEPUTADA federal Jéssica Sales (MDB) como candidata ao Senado na chapa do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo, é um assunto discutido nos bastidores da política.

GRATA REVELAÇÃO
A DEPUTADA FEDERAL Jéssica Sales (MDB) é uma grata revelação da política, cresceu muito e é disparada a mais atuante, entre as mulheres da bancada federal do Acre.

QUE PALHAÇADA!
QUE PALHAÇADA GROTESCA, a invasão com mortes do Congresso americano! Isso é comum numa republiqueta de bananas, não na mais sólida democracia. O presidente Trump foi derrotado numa eleição legítima, limpa, aliás, suas ideias modelaram a sua derrota. Perdeu para ele mesmo.

FRASE MARCANTE
“Todas as pessoas são comuns. As extraordinárias são as que sabem disso”. Gilbert Keit Chesrterton

Luis Carlos Moreira Jorge
Compartilhe
Publicado por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585…

04/05/2024

Com recurso da compensação ambiental de usinas, Complexo Madeira-Mamoré é reaberto em Porto Velho

O poder público de Porto Velho promove neste sábado (4) reabertura da primeira etapa do…

04/05/2024

ApexBrasil e parceiros lançam missão de biomateriais no Acre; conheça vantagens

Com o objetivo de estimular a produção de biomateriais para a indústria de calçados no…

04/05/2024

NOVO SINE traz promoção social e amplia caminhos para o emprego formal no Acre

Na sede da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco,…

04/05/2024

Maioria de adolescentes e jovens indígenas e quilombolas vive em terras demarcadas

A maioria dos adolescentes e jovens quilombolas e indígenas de até 29 anos moram em…

04/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

04/05/2024