Cidades

Com recurso da compensação ambiental de usinas, Complexo Madeira-Mamoré é reaberto em Porto Velho

O poder público de Porto Velho promove neste sábado (4) reabertura da primeira etapa do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). O espaço é entregue à população, sob a gerência da empresa concessionária que venceu a licitação, a Amazonfort.

Conforme o decreto nº 19.839, de 25 de março de 2024, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em conjunto com a Fundação Cultural de Porto Velho, ficarão responsáveis pela visitação e guiamento do Museu da EFMM, por 90 dias após a abertura. Para isso, a Semdestur realizou treinamento com guias de turismo, que farão o guiamento dos visitantes, bem como com estagiários voluntários de história, que serão monitores do museu, e com servidores municipais, que estarão trabalhando no receptivo do museu. As visitas ao Complexo e ao museu serão gratuitas, e o acesso ao museu será mediante reserva em site, podendo o visitante escolher se quer guiada ou não guiada.

“A Estrada de Ferro é a nossa história, faz parte da nossa identidade, como porto-velhense. Trabalhamos para preparar nossos guias para bem receber os visitantes, para não apenas mostrar, mas valorizar a nossa identidade e a nossa história, que são ricas. Convidamos todos para participarem da reabertura, no próximo dia 4”, afirmou Glayce Bezerra, secretária da Semdestur.
A Amazonfort disse que está buscando parceria com empresas para o funcionamento de restaurantes e outros serviços no local. Segundo o assessor técnico da Amazonfort, Normando Lira, “estamos prestes a oferecer à comunidade esse espaço, com os serviços que a sociedade merece. É um espaço histórico, cultural e que está na memória afetiva e na identidade da população de Porto Velho e de Rondônia. É um grande desafio e o trabalho está só começando”, disse.

A Santo Antônio Energia investiu cerca de R$ 30 milhões para a revitalização, valor proveniente de compensação ambiental. Também há recursos próprios do município na obra. “Esse momento materializa a história de Porto Velho. Estamos deixando um legado para as futuras gerações. É uma satisfação participar e contribuir com esse importante equipamento para a cidade”, disse o gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, André Vasques.

Durante a obra, todo o espaço de 106.000 metros quadrados foi revitalizado, incluindo os três galpões da ferrovia. O local também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 270 carros. Toda a obra foi supervisionada e seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para a superintendente do Iphan-RO, Alyne Mayra Rufino, “é um momento bastante esperado e é um novo tempo para a EFMM. Creio que quando as pessoas entrarem aqui, irão se emocionar, como eu me emocionei. Restauração de patrimônio histórico é um desafio enorme e é fruto de um trabalho coletivo”.

O horário de funcionamento do Complexo será das 10h às 22h, diariamente.

FUNCIONAMENTO DO MUSEU

O museu ficará aberto de quarta a domingo. De quarta a sábado, o horário de funcionamento será das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h. As visitas guiadas têm o número máximo de dois grupos de 25 (vinte e cinco) pessoas cada. Na visita guiada, o guia de turismo irá conduzir o grupo pelo percurso do museu, contando a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e das pessoas envolvidas na grande epopeia. As visitas não guiadas também deverão ser registradas no site que será divulgado em breve.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Romário se exalta e xinga jornalista durante coletiva: “Que ele vá tomar c*”; entenda

O presidente do América-RJ, Romário, abriu o jogo sobre o vínculo do seu time com…

17/05/2024

Leo Dias revela ter sido ameaçado de morte por ex-marido de atriz super famosa; veja vídeo

A vida de fofoqueiro dos famosos que Leo Dias tem há anos já lhe trouxe…

17/05/2024

Mulher registra cana de açúcar improvisada no lugar de barra de ferro quebrada em ônibus

Uma passageira do transporte público de Belo Horizonte, em Minas Gerais, denunciou o uso de…

17/05/2024

VÍDEO: Mãe evita que filho seja assaltado ao dar ‘voadora’ em ladrão; veja

Uma mãe conseguiu evitar que seu filho fosse roubado durante uma tentativa de assalto, ao…

17/05/2024

Síndrome de Patau: o que é a trissomia rara do filho de Zé Vaqueiro

Pelo Instagram, Zé Vaqueiro deu a melhor notícia aos quase 10 milhões de seguidores: diagnosticado…

17/05/2024

Estagiário tenta matar chefe em armazém da Amazon, mas erra tiro; assista ao vídeo

Um estagiário do setor de segurança tentou matar o supervisor a tiros em um armazém…

17/05/2024