Cidades

Cheia dos rios impactou diretamente 120 mil acreanos em 2024

O ano de 2024 já é considerado o mais quente da história, e as previsões para o futuro próximo não são nada animadoras. Se nada for feito, o calor vai continuar aumentando e a vida vai se tornar impossível no nosso planeta.

Pela primeira vez, a Terra ficou com a temperatura média 1,5 grau acima do registrado na era pré-industrial. Limite que, se ultrapassado, pode trazer impactos devastadores. Somente no Brasil, nove ondas de calor marcaram o ano. Mais que um número, os termômetros acima da média causaram um enorme desequilíbrio climático e o resultado foram eventos cada vez mais extremos.

Em maio de 2024, a região central do país vivia uma forte onda de calor. Enquanto isso, uma frente fria estacionou sobre o Rio Grande do Sul. Em poucos dias, o estado ficou debaixo d’água e virou notícia no mundo todo. Foram milhares de desabrigados e 183 mortos. Na outra ponta do mapa, 120 mil acreanos foram impactados este ano por uma cheia histórica do Rio Acre.

Já no outro extremo do clima, a falta de chuvas secou biomas inteiros. No Amazonas, comunidades que dependiam dos rios para o transporte ficaram isoladas. Em Manaus, o Rio Negro atingiu a menor cota da história e quase 770 mil pessoas foram afetadas. No Pantanal, a estiagem recorde foi gatilho para o fogo. Mais de dois milhões de hectares, o equivalente a 15% do bioma, foram queimados. Com queimadas recordes este ano, o Brasil se viu como um dos maiores emissores de carbono do planeta. E São Paulo esteve no topo do ranking com a pior qualidade de ar do mundo.

Enquanto isso, o mundo se reunia em Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência do Clima. Mas o resultado não agradou. O dinheiro aprovado para financiar o combate às mudanças climáticas é bem menor que o necessário para evitar os piores impactos da crise. Com esse resultado aquém do esperado, a expectativa de um acordo que possa salvar o planeta recai sobre o Brasil, que será o anfitrião da próxima Conferência Mundial do Clima, no final de 2025, em Belém, capital paraense.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Com demissões maiores que contratações, Acre tem saldo negativo no emprego formal em novembro

m novembro o país gerou 106.625 novos postos de trabalho formais, segundo os dados do…

28/12/2024

Para não esquecer: já saiu o edital para concurso de perito médico federal; veja como será para o Acre

Ministério da Previdência Social (MPS) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União desta…

28/12/2024

Cruzeiro do Sul lança Edital com 380 vagas e salários de até R$ 4.526

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai contratar mais de 380 pessoas por meio de…

27/12/2024

Sergio Ramos pede salário astronômico para atuar por clube brasileiro; saiba quanto

Interessado no zagueiro Sergio Ramos, o Cruzeiro consultou os agentes do espanhol para saber a…

27/12/2024

Arma de suspeito falha enquanto tentava matar vítima adormecida; assista

Uma câmera de segurança flagrou imagens impressionantes de uma tentiva de homicídio em Maracanaú, no…

27/12/2024

Mulher descobre traição e expõe marido e amante na igreja; assista

Uma mulher descobriu a traição de seu marido no dia seguinte ao Natal e decidiu…

27/12/2024