Dry Alves, Ascom
Com o objetivo de resgatar e preservar as tradições do povo acreano, levando cultura e inclusão para crianças e comunidades da capital, o Projeto Giro Cultural – Tradições Juninas nas Escolas realizará apresentações gratuitas de quadrilhas, música, dança e teatro em escolas e espaços públicos de Rio Branco.
Ação, que ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, contará com apresentações dinâmicas e inclusivas, acompanhadas por intérprete de Libras, para garantir acessibilidade a todos os públicos.
De acordo com o produtor cultural e idealizador do projeto, Carlos Eduardo, a ideia surgiu quando ele percebeu que, com o passar dos anos, os grupos de quadrilha na capital estavam diminuindo.
“Como amante e defensor da nossa cultura, percebi que algo precisava ser feito para preservar essa tradição tão importante para o Acre. Lembrei-me que muitos dos grandes grupos profissionais começaram dentro das escolas, e foi então que decidi que incentivar e fomentar essa cultura nas escolas seria uma das soluções para garantir que a nossa cultura junina não morra. É fundamental envolver as novas gerações, fazer com que elas se reconectem com suas raízes e se tornem protagonistas na preservação e valorização das nossas tradições”.
Eduardo destaca ainda que a ação vai além de entreter, pois busca educar, incentivando valores como empatia, respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Na oportunidade, as apresentações trarão personagens tradicionais das festas juninas, como o casal de noivos, casal junino, rainha junina e rainhas da diversidade, em um espetáculo cheio de energia e cor.
O projeto conta com o apoio do Instituto Social, Cultural e Esportivo Malucos na Roça e financiamento da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, integrando a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o Ministério da Cultura.
Confira a programação:
09 de Dezembro
1ª Apresentação: Praça da Revolução – às 15h
2ª Apresentação: Praça da Juventude – às 16h
10 de Dezembro
3ª Apresentação: Escola Pública Municipal Sebastião Pedrosa – às 15h
4ª Apresentação: Escola Pública Municipal Ana Turam – às 16h
5ª Apresentação: Escola Pública Municipal Roberto Sanches Mubarac – às 17h
Em 20 anos, o câncer de colo de útero pode se tornar doença residual no…
"Capitã de todos esses homens da morte", "peste branca", "tísica". Estes são alguns dos nomes…
Está ali na mesa de cabeceira, olhando para nós de forma acusadora, aquele livro que…
O Natal é celebrado em todo o mundo, de acordo com o calendário gregoriano, no…
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento m que uma loja…
Uma loja de eltrônicos na cidade de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi atacada…