O Natal é celebrado em todo o mundo, de acordo com o calendário gregoriano, no dia 25 de dezembro. Para os cristãos, a data marca o nascimento de Jesus e a tradição reúne desde enfeites e velas até a troca de presentes, além de comidas fartas.
Mas a cultura romana seria a responsável por definir a data, que coincide com a Saturnália. O dia 25 de dezembro foi escolhido por coincidir com o solstício de inverno no Hemisfério Norte, que, segundo a geografia, é conhecido como a “noite mais longa do ano”. Naquela época, o calendário seguido era o juliano. A data simbolizaria justamente que Cristo é a luz do mundo.
O que era a Saturnália?
A similaridade com o nosso Natal não é mera coincidência, apesar das diferenças nas crenças — os romanos, diferente dos cristãos, acreditavam e adoravam vários deuses.
O deus Saturno era considerado a principal divindade da época. Como os dias ficavam menores em dezembro por conta do solstício da estação e existia uma morte simbólica da terra, existia uma necessidade de agradar o deus do tempo e da comida.
É daí que viria a tradição de enfeitar as casas e trocar presentes, que foi trazida para a cultura cristã quando o 25 de dezembro foi instituído.
A data exata do nascimento de Jesus é desconhecida até mesmo para a Igreja Católica. Alguns historiadores acreditam que ela aconteceu, na verdade, entre março e abril — dezembro sequer é mencionado na Bíblia.
Mais curiosidades sobre o Natal
"Capitã de todos esses homens da morte", "peste branca", "tísica". Estes são alguns dos nomes…
Está ali na mesa de cabeceira, olhando para nós de forma acusadora, aquele livro que…
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento m que uma loja…
Uma loja de eltrônicos na cidade de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi atacada…
Uma briga dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP), no bairro do Butantã,…
Uma mulher viralizou nas redes sociais ao postar um vídeo do seu chá revelação devido…